segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O QUE É O CENTRO DE ESTUDOS PRESBITERIANO

O que é o Centro de Estudos Presbiteriano?

Além de ser uma pasta de arquivos do meu Computador. Consiste em um projeto que visa trazer conhecimento bíblico aos crentes que não tem acesso a uma boa formação ou informação bíblico-teológica.
Quando surgiu o CEP?
Ele surgiu no ano de 2000 quando havia completado um ano de filiar-me à Igreja Presbiteriana do Ibura em Recife - PE. Na ocasião trabalhava na catequização dos adolescentes da nossa igreja. E ai surgiu a ideia de formar um grupo de Estudos todos os domingos à tarde. Estudar o quê? Bem, decidi que deveria estudar os símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil. Como presidente da UMP da igreja local eu convoquei toda a mocidade para comparecer às aulas, nesta ocasião chamei o meu amigo Heitor Alves, que era vice-presidente da mocidade, ele prontamente aceitou, em seguida convidei o Diácono Noberto Júnior para estar também no projeto nos auxiliando.
Os estudos foram divididos em duas ordens: 1) Heitor Alves ficaria com o ensino da Confissão de Fé de Westminster; e 2) Eu ficaria com o Breve Catecismo de Westminster, e às vezes o Diácono Noberto Jr. Ficaria na reserva caso tanto o Heitor quanto eu não pudesse comparecer às aulas. Bons, tempos aqueles! Ali comecei a esboçar as primeiras aulas que formariam muitos alunos para fazer profissão de fé e batismo.
Naquelas tardes de domingo nascera o Centro de Estudos Presbiteriano. Que crescia com a presença dos alunos que começavam a se interessar pela Teologia Reformada. Começamos a produzir uma revista - Herança Reformada - pena que somente ficou com um exemplar. Depois, o Mocidade News; mas, por circunstâncias alheias a mim o CEP parou de ser geograficamente localizado; e seguiu sendo móvel até hoje - o CEP não tem uma sede específica, um local específico, mas tem um objetivo definido: A Glória de Deus!
No CEP já produzi vários textos, artigos e apostilas. Temos textos que falam sobre "Os pilares da Fé Reformada"; "Introdução ao Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento"; "A visão Reformada dos Primeiros Capítulos do Gênesis"; "Exposição aos Dez Mandamentos"; "A oração no Ensino de Calvino"; "A Reforma Radical - Uma introdução Histórica-dourinária"; "Estudos na Confissão de Fé de Westminster"; "A Teologia do Profeta Isaías"; "A Perspectiva do Dia do Senhor na Profecia de Obadias"; "A Eucaristia na Reforma Protestante"; "Os Símbolos de Fé No Presbiterianismo"; "Introdução à Hermenêutica Bíblica"; "A Doutrina da Salvação no Presbiterianismo"; "O Pentecostalismo e Neo-Pentecostalismo"; "Estudando o Credo Apostólico"; etc.
Prof. João Ricardo Ferreira de França
Presidente e Fundador 
do  Centro de Estudos Presbiteriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CERTEZA DA GRAÇA E DA SALVAÇÃO.

  A CERTEZA DA GRAÇA E DA SALVAÇÃO . Rev. João França   A confissão de fé de Westminster, padrão de fé da Igreja Presbiteriana, possui...